Translate

sábado, 11 de junho de 2011

Avidez por Diversão

Nós somos uma geração embriagada por necessidades várias. Temos em nossas escolhas, a necessidade de 
satisfazer dos mais requintados desejos aos mais sórdidos e vis (nesse caso, os que já se desligaram da vida). Nunca estamos completamente satisfeitos. Se estamos empregados, reclamamos do patrão, dos colegas, do trabalho, enfim de tudo e de todos. Se estamos casados, reclamamos da mulher, dos filhos, das contas a pagar, da toalha molhada em cima da cama, dos cacoetes do cônjuge, e ficamos a imaginar como seria se estivéssemos solteiros.
 As necessidades nos aparecem em diversas circunstâncias e elas, se não nos atentarmos às suas sutis manipulações, vão moldando os nossos saberes e ações. 

Os cultos que oferecemos a Deus tornam-se chochos e sem graça, quando ficamos entediados com a liturgia e deixamos de enxergar Deus nos detalhes. Então a necessidade de mexermos nas coisas sagradas aproximam-nos do pecado de Uzá. Queremos dar uma ajudinha a Deus no santuário para incrementar o culto e deixamos ele mais parecendo um espetáculo humano. Os cantores, deixam de ser ministros de louvor para ser estrelas num palco. Os pastores, transformam-se em animadores de auditório. Contam anedotas,  esforçam-se para serem espirituosos envolvendo o público com frases de efeito, e culto vai deixando de ser para a glória de Deus, para ser para o entretenimento e diversão dos participantes. Existe até fórmula para esse tipo de culto. E geralmente não falha.

O culto precisa ser racional, inteligente, espontâneo, animoso, mas quando deixa de exaltar a Deus para exaltar o homem e aos seus caprichos, ele se parece cada vez menos com o culto que a Bíblia deixou de exemplo.

Por que forçarmos a barra e manipularmos o resultado de um verdadeiro culto a Deus? Porque o homem precisa, sente, tem necessidade de ser o centro das atenções e faz de tudo para as pessoas cultuem os seus bezerros de ouro particulares. 

Muitos dizem: Moisés está demorando, Samuel também. Então vamos celebrar! 

Observação: Prestemos atenção ao culto que estamos realizando para Deus. Isto é muito importante! 

Nenhum comentário: